Biogragia Movimentos
Indígenas
Missão Viagens
Internacionais
Povo Kisêdjê Oficinas Parceiros Contato


Todd Southgate
Nós que trabalhamos como imprensa, cobertura dos movimentos indígenas, não temos lugar certo, escrevemos, editamos, na rua, no chão. Sala da imprensa da Marcha das Mulheres Indígenas,
foto por Arewana Juruna

Minha família, viajar, fotografar e filmar são as minhas paixões. Comecei a fotografar em 2005, mas foi em 2007 que mergulhei definitivamente, sendo fotógrafo, cineasta e oficineiro (ensinando aos outros as técnicas que aprendi), o que me fez viajar o mundo todo e o Brasil. Hoje sou o cineasta e fotógrafo mais atuante e conhecido no movimento indígena.

Todd Southgate
No encontro Mebengokre no Piaraçu,
foto por Todd Suthgate

Construí um caminho muito particular como repórter indígena, uma espécie de cine jornalista que registra eventos como reuniões, festas e outras manifestações culturais e políticas indígenas. Com um canal no YouTube, acompanho o movimento indígena nacional, as manifestações políticas e também as questões que envolvem o meu povo.

Todd Southgate
Sempre acompanho nosso grande chefe Roani, no Acampamento Terra Livre de 2014, para dar visibilidade das lutas, foto por Kamikia Kisedje

Por minha ampla atuação no movimento indígena e um trabalho consistente sobre a temática das mudanças climáticas, me tornei uma referência importante para diversos povos e cineastas em formação, me tornei um agente multiplicador, dando oficinas de formação audiovisual em todo o país.

Todd Southgate

No encontro Mebengokre no Piaraçu,
foto por Todd Suthgate




 

 

Todd Southgate

Fotografando as mulheres Kayapo com faixa e cantando na Marcha das Mulheres Indígenas em Brasília, 2019 ©

Meu trabalho como fotógrafo, cinegrafista e editor tem me levado a diversas regiões do Brasil e do mundo acompanhando o movimento indígena e lideranças importantes dentro da política indigenista. Trabalho como fotógrafo e cineasta freelancer.

Todd Southgate
Cerimômnia de premiação do prêmio equator em Paris, foto por Kamikia Kisedje

Kisedje
"Itáhwên ro sujarẽn na itha, ka aja mã itáhwên khĩn ne adjiro ahwê wa amu itáhwên itha ro ithẽm mã"

Português
"Esse é histórico do meu trabalho, se você gostou do meu trabalho, preciso do seu apoio para mim continuar com este trabalho."


chico
Todd Southgate
Cacique Kuiussi, do povo Kisedje, nas mesa de lideranças tradicionais no Acampamento Terra Livre de 2014, para dar visibilidade das lutas.
foto por Kamikia Kisedje

Desde 2000 acompanho a lutas dos povos indígenas e comecei cobrir ATL, em 2012 e hoje sou colaborador da APIB junto com Midia India, Midia Ninja entre outros.

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil – APIB é uma instância de aglutinação e referência nacional do movimento indígena no Brasil, que nasceu com o propósito de:

- fortalecer a união dos povos indígenas, a articulação entre as diferentes regiões e organizações indígenas do país;

- unificar as lutas dos povos indígenas, a pauta de reivindicações e demandas e a política do movimento indígena;

- mobilizar os povos e organizações indígenas do país contra as ameaças e agressões aos direitos indígenas.

A APIB foi criada pelo Acampamento Terra Livre (ATL) de 2005, a mobilização nacional que é realizado todo ano, a partir de 2004, para tornar visível a situação dos direitos indígenas e reivindicar do Estado brasileiro o atendimento das demandas e reivindicações dos povos indígenas.

Fazem parte da APIB as seguintes organizações indígenas regionais: Articulação dos Povos Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (APOINME), Articulação dos Povos Indígenas do Pantanal e Região (ARPIPAN), Articulação dos Povos Indígenas do Sudeste (ARPINSUDESTE), Articulação dos Povos Indígenas do Sul (ARPINSUL), Grande Assembleia do povo Guarani (ATY GUASSÚ) e Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB).




Todd Southgate
Crédito: Roberto Schiavini

Meu nome é Kamikia Kisedje, do povo Kisedje, da TI Wawi, estado do Mato Grosso, Brasil. Fui formado pelo projeto Vídeo nas Aldeias, escola de cinema para os povos indígenas do Brasil. Desde o ano 2000 acompanho e registro em áudio e vídeo as lutas dos povos indígenas do TIX- Território Indígena Do Xingu.

Minha família, viajar, fotografar e filmar são as minhas paixões. Comecei a fotografar em 2005, mas foi em 2007 que mergulhei definitivamente, sendo fotógrafo, cineasta e oficineiro (ensinando aos outros as técnicas que aprendi), o que me fez viajar o mundo todo e o Brasil. Hoje sou o cineasta e fotógrafo mais atuante e conhecido no movimento indígena.

Construí um caminho muito particular como repórter indígena, uma espécie de cine jornalista que registra eventos como reuniões, festas e outras manifestações culturais e políticas indígenas. Com um canal no YouTube, acompanho o movimento indígena nacional, as manifestações políticas e também as questões que envolvem o meu povo. Por minha ampla atuação no movimento indígena e um trabalho consistente sobre a temática das mudanças climáticas, me tornei uma referência importante para diversos povos e cineastas em formação, me tornei um agente multiplicador, dando oficinas de formação audiovisual em todo o país. Meu trabalho como fotógrafo, cinegrafista e editor tem me levado a diversas regiões do Brasil e do mundo acompanhando o movimento indígena e lideranças importantes dentro da política indigenista. Trabalho como fotógrafo e cineasta freelancer.


Em 2015 viajei ao convite do Instituto Raoni para acompanhar e documentar em vídeo e fotografia do Raoni durante Cop21 em Paris

Em 2019 viajei para Nova York para documentar em vídeo e foto a Cerimônia de Premiação do Equatorial 2019 que ocorreu em setembro de 2019, no teatro Town Hall, em Nova York Assembleia Geral da ONU, na Cúpula do Clima do Secretário-Geral.

https://youtu.be/n3E4CDu_xb0



O Povo Kisêdjê é pertencente ao grupo lingüístico Jê e adquiriram, ao longo de sua história, diferentes costumes e rituais dos povos indígenas Alto-Xinguanos. Atualmente possuem uma população de 583 habitantes, localizados a oeste do Parque Indígena do Xingú (PIX) na TI Wawi, município de querência MT

Para saber sobre o povo Kisêdjê
 
Web Design & content: Kamikia Kesedje / Todd Southgate / Marizilda Cruppe © 2020